CPAP é o aparelho de pressão contínua nas vias aéreas e já o BIPAP é o aparelho com dois níveis de pressão. Ambos equipamentos são indicados para tratamento da apneia do sono bem como para afecções pulmonares. O ajuste destes equipamentos deve ser feito por um profissional qualificado de acordo com a necessidade do paciente.

 

Qual a Indicação do CPAP e do BIPAP?

 

Estes aparelhos possuem indicações para tratamento dos distúrbios do sono e também das doenças pulmonares. Eles são utilizados através de máscaras ou bucais. Podem ser através de máscaras nasais (somente no nariz), oronasais (nariz e boca), bucais (apenas na boca) ou facial total (máscara que cobre a face inteira). Cada modelo possui indicações e contra indicações específicas que poderão ser orientadas pelo profissional.

 

Modalidade Automática X Pressão Fixa

 

Tanto o CPAP quanto o BIPAP possuem uma modalidade que chamamos de automática. Isto significa que o aparelho funcionará em uma faixa de pressão e poderá variar conforme ocorra obstrução da via aérea. Porém o uso do aparelho na modalidade automática sem o ajuste adequado poderá causar danos ao usuário como: barotrauma, pneumotórax, volutrauma, lesão pulmonar aguda, aerofagia entre outros. Já a modalidade de pressão fixa significa que o aparelho funcionará com uma pressão ajustada sem a variação durante o uso, o ajuste inadequado também poderá causar danos ao usuário como citado acima. Procure sempre um especialista para o ajuste do seu equipamento e para ter as orientações sobre os cuidados e o uso dele. Seu sono é um bem muito valioso, preocupe-se com os equipamentos que utilizará para cuidar dele!