As alterações na qualidade de sono são condições clínicas que influenciam negativamente em todos os nossos órgãos e nossos sistemas, particularmente o sistema cardiovascular. Interferem não somente durante o período de sono como também no dia-a-dia, causando impacto importante na qualidade de vida o que pode levar ao surgimento de muitas doenças.

Atualmente a média de horas de sono da população em geral tem diminuído muito por causa do estilo de vida da maioria das pessoas. O tempo é um produto de muito valor e cada hora desperdiçada pode impactar na produtividade do indivíduo.

Muitas pessoas possuem dificuldade em dormir e denominam este problema exclusivamente como insônia.  Podemos chamar de distúrbio do sono , qualquer alteração relacionada ao período de sono. Segundo o Ministério da Saúde insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Estes episódios de insônia podem estar relacionados a vários fatores, e são bastante individuais: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova, etc.), problemas clínicos, problemas emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Mas pode tornar-se crônica e provocar muito sofrimento ao longo dos anos.

A insônia está associada a vários fatores. Algumas pessoas apresentam maior tendência à insônia e quando expostas a condições de estresse, doenças ou mudança de hábitos, desenvolvem episódios de insônia. Estes episódios podem se prolongar por muito tempo, principalmente porque a pessoa tende a associar suas dificuldades de dormir a uma série de comportamentos: esforço para dormir, permanência na cama só para descansar, elaboração de pensamentos e planejamentos na hora de dormir, atenção às suas preocupações, atenção a fenômenos do ambiente, como ruídos e pessoas que estão dormindo, provocando sempre uma supervalorização destes fatos, o que realimenta a insônia.

Já a Síndrome das Pernas Inquietas é um distúrbio caracterizado por agitação involuntária dos membros inferiores, mas que pode ocorrer também com os braços, nos casos mais graves. Em geral, os sintomas são mais intensos à noite, fazendo com que a pessoa durma mal ou quase não durma. Como conseqüência, passa o dia sonolento, cansado, indisposto e irritado.

Enquanto a apneia obstrutiva do sono é o distúrbio respiratório durante o sono que se apresenta na forma de pausas respiratórias ou dificuldade da passagem de ar por mais que 10 segundos, pode ter como sintoma também o ronco, despertares durante a noite, cansaço e sonolência no dia seguinte mesmo tendo dormido por muitas horas.

Dormir bem é essencial para o restabelecimento físico e mental, se você tem algum problema do sono, procure um especialista para um diagnóstico preciso e para o tratamento adequado. Não deixe de cuidar de suas noites, pois assim seu dia poderá ser utilizado para ir atrás de seus sonhos !