O ronco é uma condição que interfere no dia-a-dia das pessoas, tanto do próprio roncador, quanto das pessoas que convivem com ele. Nem sempre o ronco é sinal da doença chamada Apneia Obstrutiva do Sono ao contrário do que muita gente imagina. O ronco pode ter sua causa nas vias aérias superiores e não causar nada mais além do ruído que incomoda. Porém em alguns casos onde o ronco é consequência da obstrução da passagem do ar, ele pode causar alterações na qualidade do sono e portanto faz com que o sono não seja restaurador. São aqueles casos que a pessoa dorme horas suficientes porém não acorda descansada, pois realiza pausas na respiração durante o sono.  

 

Quais os tratamentos funcionam para ronco associado à apneia do sono? 

 

    Dilatador Nasal 

             Diversos estudos feitos com os dilatadores nasais NÃO comprovaram sua eficácia para o tratamento de Ronco com Apneia do Sono. Se o ronco for causado por algum problema das vias aéreas superiores, ele pode diminuir sim o ronco pois aumenta a via inicial da passagem do ar. Porém para quem possui além de ronco as pausas respiratórias durante a noite, este dispositivo não tratará o problema, podendo mascará-lo por diminuir o ronco e não tratar o problema da respiração durante a noite. 

              Um estudo publicado na Journal of Clinical Sleep Medicine, mostrou que o dilatador nasal é um ÓTIMO PLACEBO para tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono ou seja: dá a impressão de melhora porém não trata a doença. Foram avaliadas as polissonografias dos pacientes com uso de CPAP e também com o uso do dilatador, observou-se que não houve melhora significativa na Apneia Obstrutiva do Sono, porém o relato da maioria dos pacientes que utilizaram o dilatador nasal foi de melhora sonolência e nos sintomas depressivos. Já os pacientes que utilizaram o CPAP relataram mais disposição ao acordar, melhora na qualidade do sono, melhora nas atividades cotidianas e na qualidade de vida. 

   Queixeira ou faixa anti ronco. 

             Este é um dispositivo que ajuda a manter a boca fechada durante o sono, podendo diminuir o ronco. Se o portador do ronco possuir também a Apneia Obstrutiva do Sono usar a faixa poderá piorar o esforço necessário para a respiração durante o sono e consequentemente causar danos à quem ronca.

  ​ Dispositivo Intraoral

          É um dispositivo que ajusta a posição da mandíbula durante o sono, feito sob medida e prescrito pelo médico do sono ou pelo odontologista especializado em tratameno do sono. É indicado para tratamento de Apneia do Sono e consequentemente trata o ronco. A indicação varia de acordo com a gravidade e causa da apneia do sono. 

  CPAP ou BIPAP

           São equipamentos indicados para tratamento de Ronco que acompanha Apneia Obstrutiva do Sono. Tem um boa eficácia tanto em casos leves como em casos mais graves de Apneia do Sono. São equipamentos prescritos pelo médico e ajustados pelo Fisioterapeuta. 

 

Se você é portador de Ronco procure o médico e investigue a real causa do problema.

 

É muito importante ter boas noites de sono para que seu organismo se mantenha saudável!

 

Fontes: J Clin Sleep Med ; 13(2): 215-221, 2017 Feb 15